segunda-feira, 27 de junho de 2011

QUEM SOMOS

A Comunhão Reformada Batista no Brasil é uma associação religiosa, sem fins lucrativos, organizada pela iniciativa de evangélicos brasileiros em 10 de junho de 2004, e reúne indivíduos (homens e mulheres) que, mesmo em denominações diferentes, podem subscrever a Confissão de Fé Batista de 1689.
COMUNHÃO
Por este epíteto os membros pretendem explicitar que são associados sob uma mesma base de fé, e por objetivos em comum, tais como: congregarem-se numa aliança formal, de apoio e cooperação mútua; estimularem a comunhão entre si, de tal forma que possam dividir súplicas, agradecimentos, e interesses afins; promoverem a fé reformada; relacionarem-se com organizações congêneres; testemunharem sua fé em Deus, em Cristo, no poder do Espírito, em meio à dramática fragmentação que a comunidade evangélica tem passado; estabelecerem plataformas ou suportes para ações comuns, especialmente nas áreas de reflexão teológica, evangelização, ação pastoral e formulação de estratégias missionárias, sociais e culturais; e, promoverem eventos consoantes a estes objetivos.
A fé reformada tem uma longa tradição pactuante. Em diversos momentos da história, ministros reformados têm se reunido em alianças formais objetivando apoio mútuo. Esta tem sido uma permanente tendência dentro da tradição reformada, e estas alianças têm sido firmemente confessionais em sua natureza. A tradição reformada desde cedo buscou confessar comunitariamente sua fé no Deus trino, de forma clara e unívoca.
Não obstante, recusamo-nos aos modelos independentes, em que se transita de lugar a lugar, sem nunca se obrigar ou assumir responsabilidades com alguma igreja em particular. Esta atitude não só é perigosa, mas contrária à mente de Deus revelada nas Escrituras (Mt 28.19,20; At 2.41,42). Não apreciamos o desacreditar ou o abandonar da igreja, mas buscamos sua reforma e restauração bíblica. Partilhamos da convicção de que a igreja local é central nos propósitos de Deus na terra (1 Tm 3.15). Apenas a igreja é a habitação especial de Deus por Seu Espírito entre os homens (Ef 2.22). A grande comissão das igrejas é cumprida quando pregadores do evangelho são enviados pelas igrejas para edificar novas igrejas, por meio da conversão, do batismo e do discipulado. E quando alguém anseia por onde está a especial presença de Deus, então deve buscar uma igreja bíblica constituída por crentes genuínos.
REFORMADA
Assumimos este nome "Reformada" de forma proposicional e por duas razões específicas: primeiramente porque nos ajuda a explicar algo de nossas raízes histórica e teológica. Nós mantemos um corpo de confissões teológicas comumente chamadas de Fé Reformada - aquelas verdades da Palavra de Deus que foram afirmadas pela igreja primitiva e reavivadas pela Reforma Protestante. Verdades bíblicas tais como Sola Fide (justificação somente pela fé), Sola Gratia (salvação somente pela graça de Deus), Solus Christus (Cristo somente, o Salvador dos pecadores), Sola Scriptura (a Bíblia, e somente ela, como base de fé e prática) e Soli Deo Gloria (a Deus somente, toda glória na salvação dos pecadores), entre os grandes pilares da Fé Reformada.
Talvez mais conhecida por sua doutrina da salvação, a Fé Reformada ensina (assim como ensinam as Escrituras) que, antes de o mundo ter sido criado, Deus o Pai, soberanamente, escolheu certos pecadores para a salvação de acordo com o Seu beneplácito (Ef 1.3-5). A Seu próprio tempo, Deus o Filho veio e morreu pelos pecados dos escolhidos (Jo 10.14-18). Na conversão, Deus o Espírito Santo, trabalhando em harmonia com o decreto do Pai e a morte do Filho, aplica a obra de redenção ao eleito (Tt 3.5). Quando dizemos que somos Reformados, estamos afirmando que abraçamos como bíblico, o sistema de teologia comumente chamado dedoutrinas da graça - aquelas doutrinas que afirmam a depravação total do homem, a natureza incondicional da eleição, o propósito particular ou limitado da redenção, o chamamento irresistível e eficaz, e a perseverança e preservação dos santos. Muitos dos grandes nomes da história da igreja estão associados a estas doutrinas. Enfatizamos, entretanto, que mantemos estas verdades, não simplesmente porque Agostinho, Calvino, Edwards, Spurgeon e outros grandes nomes da história da igreja também as abraçaram, mas porque, assim Jesus como os apóstolos, claramente as ensinaram.
A Fé Reformada, porém, abrange muito mais que a bíblica doutrina da salvação. Seus ensinos enfatizam ainda, o que concerne a outras verdades de grande importância como, por exemplo, a maneira em que nós, como crentes, devemos viver neste mundo e, ainda, como a igreja deve levar adiante a pregação do Evangelho, como conduzir nosso culto de adoração a Deus, e também como nossas igrejas devem ser governadas. Deste entendimento teológico emanaram grandes confissões, credos e catecismos Reformados. Entre os mais proeminentes estão os Cânones do Sínodo de Dort, a Confissão de Fé e o Catecismo de Westminster, e a Confissão de Fé e o Catecismo de Heidelberg. Nossa Confissão de Fé -  a Confissão de Fé Batista Londrina publicada em 1689 (também conhecida como Segunda Confissão de Fé Batista Londrina) - está profundamente enraizada nestes documentos históricos e é substancialmente similar a Confissão de Westminster. Por estas razões teológicas e históricas, nos chamamos de cristãos "Reformados".
Também usamos este termo "Reformada" de um segundo modo e por uma segunda razão: estamos buscando reformar-nos a nós mesmos e às nossas igrejas de acordo com os ensinos da Palavra de Deus, a Bíblia. Em nossos dias atuais, com freqüência ouvimos chamados de muitos púlpitos para uma reforma da igreja. Porém, tais chamados, em muitos casos, visam ao esforço de mover a igreja para ainda mais distante de suas raízes bíblicas e históricas, na direção do que é moderno, contemporâneo e inovador; a uma teologia centrada no homem e seus interesses físicos e seculares. Existem, sem dúvida, muitas reformas em progresso, mas não conformadas aos padrões bíblicos, e onde o poder de Deus, Sua majestade e glória são omitidos, se não totalmente relegados ao esquecimento. Ao nos declararmos “Reformados”, estamos fazendo de nosso alvo e ambição nos posicionarmos cada vez mais em alinhamento com as Escrituras. Neste sentido, o termo “Reformado” não tem conotação estática. Desejamos fazer o caminho de volta às Escrituras, examinando-nos constantemente. E não o fazemos simplesmente porque os Puritanos do passado o fizeram, ou porque outros Reformados contemporâneos o fazem. Nós almejamos fazer tudo o que vemos revelado em nossas Bíblias, como sendo a vontade de Cristo para Sua igreja.
BATISTA
O nome "Batista" é, para nós, uma forma abreviada e proposicional para transmitir certas verdades. Primeiramente, queremos afirmar as verdades bíblicas com referência àqueles que devem ser batizados. A Bíblia não é silenciosa nem tampouco obscura quanto a esta questão. O fato de ser o batismo exclusivo para aqueles que são discípulos, é um ensino claro na Palavra de Deus (Mt 28.19). O mandamento sobre quem deve ser batizado não se descobre no livro de Gênesis, e sim nos Evangelhos e nas cartas apostólicas. Não existe qualquer evidência explícita e satisfatória na Palavra de Deus que possa, legitimamente, sustentar a noção de que os infantes de pais crentes devam ser batizados. Todo mandamento bíblico em particular, assim como todo exemplo e toda afirmação bíblica concernente aos candidatos ao batismo, atestam que estes devem ser somente aqueles que são convertidos.
O nome Batista é, em segundo lugar, usado para transmitir nossa persuasão de que somente aqueles que são genuinamente convertidos e batizados têm o direito a membresia na igreja de Cristo. A isto freqüentemente aludimos como "membresia regenerada". Uma leitura cuidadosa das epístolas do Novo Testamento demonstrará que os apóstolos presumiram serem os seus leitores, "santos", "irmãos fiéis" e "limpos por Cristo" (1 Co 1.2; Cl 1.2). Infelizmente, em nossos dias muitas são as igrejas batistas que estão mais ocupadas em ter uma membresia de pessoas que fizeram "decisões", ou uma membresia batizada, do que com uma membresia regenerada. É trágico que tal coisa tenha que ser mencionada. Vivemos nos dias do "decisionismo" e da "fé fácil". Muitos são deixados na impressão de que converteram-se proferindo certa fórmula de oração, caminhando ao altar, levantando a mão ou assinando um cartão. Não importa se de fato romperam com o pecado e passaram a buscar uma vida de santidade (Hb 12.14). Alega-se que eles, embora vivendo para si mesmos e para o mundo, estão a caminho do céu. Entretanto, é dever dos pastores, como de todos aqueles que pertencem a igrejas verdadeiras, se assegurarem o melhor possível, de acordo com suas habilidades, que nenhuma pessoa não convertida venha a tornar-se membro de suas igrejas. Aqueles que professam terem a Cristo, deverão tê-lo integralmente, em todos os seus três ofícios: Profeta, Sacerdote e Rei.
NO BRASIL
Através desta identificação, os membros pretendem esclarecer, historicamente, a origem, e, juridicamente, a sede de sua aliança formal, sem contudo impor aos seus objetivos, rigorosos e rígidos limites em termos geográficos, culturais ou de nacionalidade. Amamos o nosso país, mas entendemos a fé reformada como missionária e universalizante. Não olvidamos nossa identidade nacional, mas, quanto aos ideais do Reino de Deus, apelamos por uma ação que transcenda interesses culturais estritos. Estamos convencidos de que há na fé bíblica elementos de origem sobrenatural (supracultural), atemporais, e de aplicações universais. Devemos transcender as diferenças culturais conforme Cristo ordenou-nos fazer (Ef 4.4ss; Gl 3.28; Jo 17.20ss). O Senhor Jesus comissionou os seus discípulos: “Sereis minhas testemunhas  tanto em Jerusalém  como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

56 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se tem alguma igreja, ou pastor viculado a CRBB aqui em brasília. Estou muito interessado em uma igreja batista e reformada, mas em brasília é quase impossível de se achar.

    ResponderExcluir
  2. Weliton, em Taguatinga há o pastor Fabiano Rocha e a igreja batista reformada. E-mail do pastor: rochareforma@yahoo.com.br; abraços. Pr Edson (edsonrosendo148@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou pastor batista e sou reformado e fico feliz pela CRBB, pretendo me associar a essa comunhão maravilhosa. Deus é fiel!

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma igreja ligada a CRBB em Sinop-MT?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber informações sobre como participar da CRBB. Meu e-mail é prpauloekely@hotmail.com. grato

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gostaria de saber se há alguma igreja batista reformada em Porto Alegre-RS.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Prezados irmãos; Graça e paz em Cristo!
    Escrevo-lhes do Paraguai, país onde trabalho como missionário. Gostaria muito de ter um contato mais estreito com os irmãos na procura da plena comunhão no Senhor. O meu e-mail: fatec_df@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá sou seminarista em Recife e gostaria de saber se aqui na minha cidade tem alguma igreja bartsita reformada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André Pereira. meu e-mail é prpauloekely@hotmail.com. Abraço.

      Excluir
  11. Como uma Igreja Batista Brasileira se filia a CRBB? Ela deixa de participar das outras associações? Se um membro da CBB está no seminário e a igreja se filia a CRBB, como acontece o concílio examinatório do candidato? Meu email: socramvg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz ! Sou Pastor ordenado pela CBN, mas não pertenço a esta convenção à alguns anos ( cerca de 15 anos ). Fundei uma Igreja em Saquarema - RJ, atualmente com 22 membros,
    ( www.ministeriocristovive.comunidades.net )há cerca de 1 ano, nossa Igreja segue a Fé Reformada, Teologia e regra da qual não abro mão e busco uma convenção da mesma fé para nos filiarmos, pois sentimo-nos muito sós aqui na cidade.
    Desejo saber se existe a possibilidade de filiarmo-nos à CRBB e, caso positivo, como pode ser feito.
    Aguardo,

    Rev. Luiz Tamburro

    (21) 7893-8576 Id 32* 13224
    922) 8117-6031
    E-mail e MSN: tamburroluiz@yahoo.com.br
    Skype: prluiz2
    www.gatoporlebreouloboporpastor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz!

    Gostaria de saber quais Igrejas professam a fé reformada aqui em Salvador-Ba. Conheço as Presbiterianas apenas.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite a todos.
    Graça e paz!
    Fico feliz e ao mesmo tempo não me confesso surpreso ao perceber que vários irmãos fizeram a mesma pergunta que tenho a fazer. Então, por razões óbvias, ao invés de perguntar "converterei" minha dúvida em sugestão. Como várias pessoas desejam saber se "há alguma igreja batista de persuassão reformada perto de mim?" não haveria condições do blog divulgar uma relação de igrejas que subscrevem a Confissão de Fé Batista de 1689???? Eu, por exemplo, estou na região de Osasco-SP e gostaria de conhecer alguma igreja batista reformada em minha região. Fica a sugestão.

    Abraço a todos.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, sei que já se passou um tempo, mas gostaria de saber se encontrou alguma igreja nesses moldes na região de Osasco, etc. Moro por aqui também.

      Excluir
  15. Gostaria de saber como posso me filiar, e quais são as igrejas batistas reformadas no estado da Bahia. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ola, sou gostaria de saber se há alguma igreja batista reformada em Governador Valadares - MG? Grato. Email: alepetrucci10@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. boa noite, existe alguma igreja batista reformada em Ananindeua - Pará?

    ResponderExcluir
  18. Sou Pastor da Igreja Batista Bíblica m Cidade de Deus Manaus - AM e gostaria de saber como me associar a CRBB e se temos alguma Igreja ou Pastor associado a CRBB em Manaus?

    ResponderExcluir
  19. Graça e Paz, o Pr João Paulo Brasileiro mim indicou para a CRBB, mas como fazer? Alex Sandro Nascimento da Silva, Pr Aux da Igreja Batista em Arthur Lundgren 1- Paulista- PE alexsndslv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, minha igreja possui um credo batista reformado. Somos uma igreja independente e temos pensado na possibilidade de nos filiarmos a alguém.

    Gostaria de saber como, e se poderíamos participar da CRBB?

    Ficarei no aguardo de informações: rapha.theodoro@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu me chamo Felipe Munhoz, sou de Curitiba, batista calvinista, e gostaria de estar junto. Terminei a faculdade Batista do Paraná.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Paz e Graça!

    Por favor alguém poderia me dizer se existe alguma Igreja Batista Reformada aqui em Porto Alegre e região?

    Grato pelo retorno
    Em Cristo

    andersonedemoliner@gmail.com

    Anderson Demoliner/Facebook

    (51) 92321757- claro......[whatsapp]
    (51) 96933310- vivo

    ResponderExcluir
  25. Paz e Graça!

    Por favor alguém poderia me dizer se existe alguma Igreja Batista Reformada aqui em Porto Alegre e região?

    Grato pelo retorno
    Em Cristo

    andersonedemoliner@gmail.com

    Anderson Demoliner/Facebook

    (51) 92321757- claro......[whatsapp]
    (51) 96933310- vivo

    ResponderExcluir
  26. Tem alguma BatistaeReformada em Curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou de Curitiba e também estou procurando uma Batista Reformada. Já encontrou?

      Excluir
    2. Também sou de Curitiba e também estou procurando uma Batista Reformada. Já encontrou?

      Excluir
    3. bom dia. vi só agora, não achei. mas estou orando e vendo a possibilidade de fundar uma igreja batista reformada de curitiba.

      Excluir
  27. Gostaria de saber se tem em Salvador Bahia. santannavianna12@gmail.com.

    ResponderExcluir
  28. Olá, graça e paz!
    Existe alguma igreja em Salvador ba.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde irmãos.



    Sou cristão a 28 anos e conheci a fé reformada em 1999, a qual a adotei como confissão de fé.Gostaria de saber como posso me filiar a Comunhão Reformada Batista do Brasil ou de receber noticias, estudos e documentos sobre a fé reformada.

    ResponderExcluir
  30. Se em Curitiba tiver irmãos com a mesma vontade de fundar a igreja batista reformada de curitiba? meu e-mail: felipefamu@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Boa noite. Gostaria de saber quais igrejas em Salvador que são reformadas?

    ResponderExcluir
  32. Olá. Gostaria de saber sobre igrejas batistas reformadas em Curitiba.

    ResponderExcluir
  33. Existem alguma batista reformada no mato Grosso do Sul?

    ResponderExcluir
  34. Graça e Paz irmão

    em minas tem em Conselheiro Lavaiete mg -

    Igreja Batista Histórica NOSSOS ENDEREÇOS: Igreja Batista Histórica em Conselheiro Lafaiete Rua José Coelho nº 600 – Bairro Jardim Cachoeira Conselheiro Lafaiete – MG, Brasil Domingo – Escola Dominical 9:30 Domingo – Culto 19:30 Quarta-feira – Curso de Teologia 19:00 Quinta-feira – Reunião de Oração e Estudo Bíblico Congregação em Congonhas Rua São João […]

    tem uma pagina

    ResponderExcluir
  35. Are you looking for the best fitness band , tracker under rs 2000 in India for
    tracking fitness. best fitness band in india under 2000

    ResponderExcluir
  36. Looking for trending news in hindi? Watch all our trending news, web series, upcoming web series at one place. upcoming web series hindi

    ResponderExcluir
  37. Looking for unique Christmas gifts? Buy best gifts for your dad, brother, sister and for all at one place. Shop your gifts from the bestest gifts store. gifts for beer lovers

    ResponderExcluir
  38. Get perfect artists for modelling, singing, dancing, acting, anchoring, musicians,
    rappers jobs all at one place. Apply for freelance artists jobs in India today. jobs for models

    ResponderExcluir
  39. Not only quotes but also get the best shayari, good night, moral story in hindi, facebook, whatsapp status. Get best morning, inspirational, motivational quotes etc. status in hindi

    ResponderExcluir
  40. Por favor, sei que estou fora da pauta, mas gostaria de pedir indicações de obras que tratem do assunto "Problemas provocados na Igreja pelo avanço do feminismo".

    ResponderExcluir
  41. Zoom is hoping to further support all types of events that including larger multi-day or multi-track conferences and According to Zoom it "combines the reliability and scalability of Zoom Meetings, Chat, and Video Webinars in one comprehensive solution for event organizers. thank you for presenting and how to write a brief biography

    ResponderExcluir
  42. Checkout the best microwave oven in india of the best brand under 5000, 10000, 15000
    etc. best microwave oven

    ResponderExcluir
  43. Use the best fitness band for tracking, jogging, swimming, best fitness band in India
    Under 2000, 3000 to 5000. best fitness band under 2000

    ResponderExcluir
  44. Hot sexy sex stories full to desi and antarvasna sex stories. This will give you best sex
    pleasure. Enjoy the sex stories in hindi. Turn on by reading the best sex stories in hindi. The best sex stories in hindi for more such sex stories read many stories. sex story in hindi

    ResponderExcluir